Translate

sexta-feira, 22 de abril de 2022


 Olá, amigos do Blog. Hoje damos sequência às Aulas Bíblicas
Importância da Bíblia. A lição de hoje é sobre a história de Rute, e veremos como a Bíblia nos ensina a ser bondosos.

Aproveitem ao máximo mais essa oportunidade de ensinar!

: Rute

  • Objetivos:

– Entender que a Bíblia é o livro que Deus nos deu.
– Entender que a Bíblia ensina maneiras para sermos felizes.
– Sentir amor pela Bíblia e prazer em ouvir suas histórias.
– Aprender a Palavra de Deus para não pecar.
– Aprender Obedecer.

  • Versículos Bíblicos:

“Não me esquecerei da tua palavra”. Salmo 119:16
“A tua palavra é a verdade”. João 17:17

  • Cânticos:

– Bíblia meu livro companheiro;
– Qual é o livro que é a Palavra de Deus? Eu sei! B-I-B-L-I-A;
– O livro mais querido, melhor, precioso é a Bíblia;
– Obedecer é mais que importante é prova de amor;
– Ninguém deve se esquecer do que Deus na Bíblia diz.

  • Gravuras: figuras bíblicas referentes às histórias, crianças obedecendo, ajudando, repartindo, orando.
  • Aulas para o tema: A Bíblia me ensina a Obedecer

1 – Abraão obedeceu
2 – Samuel, um filho obediente
3 – Davi um menino obediente
4 – Noé obedeceu.

  • Aulas para o tema: A Bíblia me ensina a Repartir

1 – Abraão e Ló
2 – Uma merenda para Jesus – João 6:1-13
3 – Dorcas
4 – A Serva de Naamã

  • Aulas para o tema: A Bíblia me ensina a ser Bondoso
  • Uma História de Família

    A Bíblia é o registro de historias de famílias, podemos dizer que a Bíblia é o cartório e a certidão de muitas famílias.

    Historias felizes, historias tristes, nascimentos muito desejados, mortes nunca desejadas, festas de casamento inesquecíveis, separações traumáticas, alegrias e sofrimentos, conquistas e perdas, sucessos e fracassos.

    Vou ler uma fração de uma dessas historias e eu gostaria que nos incluíssemos nela. A historia que leremos é a história de alguém que não desiste de sua família, é uma historia de muitas lagrimas, mas que tem um final feliz.

    Claro que essa não é nossa historia, mas ela contem componentes comuns a ela (momentos dramáticos, decisivos, alegres e emocionantes), como todos vivemos na nossa historia de família.

    Rute 1 “Na época dos juízes houve fome na terra. Um homem de Belém de Judá, com a mulher e os dois filhos, foi viver por algum tempo nas terras de Moabe. O homem chamava-se Elimeleque sua mulher Noemi e seus dois filhos Malom e Quiliom, Eram efrateus de Belém de Judá. Chegaram a Moabe, e lá ficaram. Morreu Elimeleque, marido de Noemi, e ela ficou sozinha, com seus dois filhos. Eles se casaram com mulheres moabitas, uma chamada Orfa e a outra Rute. Depois de terem morado lá por quase dez anos anos, morreram também Malom e Quiliom, e Noemi ficou sozinha, sem

    os dois filhos e o seu marido. Quando Noemi soube, em Moabe, que o Senhor viera em auxílio do seu povo, dando-lhe alimento, decidiu voltar com suas duas noras para a sua terra. Assim ela, com as duas noras, partiu do lugar onde tinha morado. Enquanto voltavam para a terra de Judá, Noemi disse às duas noras: “Vão! Voltem para a casa de suas mães! Que o Senhor seja leal com vocês, como vocês foram leais com os falecidos e comigo. O Senhor conceda que cada uma de vocês encontre segurança no lar doutro marido”. Então deu-lhes beijos de despedida. Mas elas começaram a chorar bem alto e lhe disseram: “Não! Voltaremos com você para junto de seu povo!”. Disse, porém, Noemi: “Voltem, minhas filhas! Por que viriam comigo? Poderia eu ainda ter filhos, que viessem a ser seus maridos?

    Voltem, minhas filhas! Vão! Estou velha demais para ter outro marido. E mesmo que eu pensasse que ainda há esperança para mim — ainda que eu me casasse esta noite e depois desse à luz filhos, iriam vocês esperar até que eles crescessem? Ficariam sem se casar à espera deles? De jeito nenhum minhas filhas! Para mim é mais amargo do que para vocês, pois a mão do Senhor voltou-se contra mim!” Elas então começaram a choram bem alto de novo.

    Depois Orfa deu um beijo de despedida em sua sogra, mas Rute se apegou a ela. Então Noemi a aconselhou: “Veja, sua concunhada está voltando para o seu povo e para o seu deus. Volte com ela!” Rute, porém, respondeu: “Não insistas comigo que te deixe e não mais a acompanhe. Aonde fores irei, onde ficares ficarei! O teu povo será o meu povo e o teu Deus será o meu Deus! Onde morreres morrerei, e ali serei sepultada. Que o Senhor me castigue com todo o rigor, se outra coisa que não a morte me separar de ti!”. Quando Noemi viu que Rute estava de fato decidida a acompanhá-la, não insistiu mais. Prosseguiram, pois, as duas até Belém. Elas chegaram a Belém no início da colheita da cevada.”  Rute 1:1-22

    Essa historia nos mostra que a família é um compromisso para sempre. A despeito de toda tragédia que recai sobre Rute e Noemi, Rute não desistiu de sua família. Era jovem ainda, podia ter ficado em Moabe, encontrado um noivo, se casado e tocado sua vida. No entanto Rute decidiu continuar ao lado de Noemi. Noemi era sua FAMILIA… Porque?

    1- AMOR –A primeira possibilidade porque Rute não desistiu de sua família, é porque ela aprendeu o verdadeiro sentido do AMOR com Noemi e sua família. Não só o amor entre os membros daquela família, mas entre eles e seu Deus. Ela aprendeu isso convivendo com Noemi… Rute aprendeu a amar a Noemi e ao Deus de Noemi. Em geral somos muito bons de palavras sobre o amor. Rute entendeu que Amar não era um conjunto de palavras bonitas. Ela percebeu a dimensão do compromisso que há no amor. Quando Rute diz, não… A sua casa é minha casa, o seu Deus é o meu Deus, o seu povo é o meu povo, onde você ficar ficarei eu e onde morreres morrerei eu também. Rute está dando uma demonstração do que é o verdadeiro Amor.

    2- LAÇOS ETERNOS – A segunda possibilidade porque Rute não desistiu de sua família é porque ela entendeu que um laço familiar é para sempre. Assim, esse gesto de Rute, além de ser 1 gesto de  amor, era também 1 gesto de sabedoria. Um vínculo familiar jamais é desatado. Nem com a morte… Estamos ligados por heranças ocultas e ao mesmo tempo presentes nos laços de sangue… As separações não rompem os vínculos. Nem o vinculo entre os pais, com seus filhos… Ou mesmo o vínculo entre irmãos. Rute dá uma demonstração de sabedoria quando percebe que os vínculos familiares são naturalmente para sempre. Sei, por experiência própria, quão tolas são as decisões tomadas, sem  enxergar o real valor dos vínculos familiares. Sei o preço que tenho sido obrigado a pagar por tais decisões.

    3- CUIDADO – A terceira possibilidade de Rute ter mantido sua decisão de manter-se unida a sua família é que ela aprendeu que família é um lugar de cuidado. Além de entender o que é o Amor e que o vínculo familiar é eterno, Rute nos dá uma lição de CUIDADO… Família é um lugar de CUIDADO.

    Eu quero, por último, lhe chamar a atenção para como termina o texto que lemos. O verso final deste capítulo termina assim: “Elas (Noemi e Rute) chegaram a Belém quando a colheita de sevada estava começando.” A história prossegue. Rute acompanha sua sogra em sua viagem de volta a Judá. Rute conhece um homem chamado Boaz. Rute se casa com ele… Tem filhos, tem netos, bisnetos, um deles chamado Davi. E quando abrimos o evangelho de Mateus, encontramos na lista dos antecedentes de Jesus quem? Rute. Deus parece ausente, mas está sempre presente. É possível que aqui tenhamos famílias como de Noemi, perplexa diante de muitas dificuldades. É possível que aqui haja uma, ou mais de uma, família com seus laços prontos a serem rompidos….

  • Deus nois ensina que podemos tudo ,pois ele tem nos dado sua palavra sagrada ,a Biblia 

  • para aprender com todos os irmaos e irmas 

  • cada um ensina como Deus manda 

  • entao aqui estou eu aprendendo cada dia com todos os profetas de jesus cristo ....

  • midian menezes  Estudo Biblia com Deus .

Nenhum comentário:

Postar um comentário